Clique e veja!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Autor de My Hero Academia se desculpa por referência à crime de guerra

Maruta Shiga Anime

Quem acompanha o anime My Hero Academia, viu toda a repercussão envolvendo o personagem que apareceu no capítulo 259 publicado recentemente.

A coisa toda rolou por conta do nome do personagem, que é um vilão (da Liga dos Vilões) cujo nome é Maruta Shiga, um nome que remete, diretamente a um assunto que, até hoje, causa bastante polêmica entre o Japão e seus desafetos em tempos de Segunda Guerra Mundial.

Um tema relativamente recorrente nos mangás e animes.

A polêmica de My Hero Academia

O mangaká Kohei Horikoshi e revista semanal Shonen Jump (onde My Hero Academia é publicado), anunciaram a mudança do nome de um personagem que causou grande desconforto... pra dizer o mínimo.

O anúncio do nome Shiga Maruta, no capítulo 259 do mangá trouxe lembranças problemáticas sobre crimes de guerra envolvendo o Japão. O termo “Maruta” foi usado pelos japoneses, de forma pejorativa, para indicar vítimas usadas de forma desumana em experimentos humanos durante a Segunda Guerra Mundial.

O que o personagem tem a ver com isso, pequeno gafanhoto?!

Simples: O personagem é um cientista que faz experiências com pessoas (no caso, heróis da história do mangá) e faz referência a crimes de guerra sobre experiências com seres humanos.
Shiga Maruta mangá

Shonen Jump e Horikoshi pedem desculpas

Recentemente houve um pedido formal de desculpas vindo do Twitter do mangaká Kohei Horikoshi.  Subiram várias hashtag sobre o assunto e, até então, Horikoshi ainda não havia pedido desculpas diretamente (apenas dizia que não teve intenções de causar problemas).



Negacionismo histórico

Sendo um Historiador, eu fui atrás de saber as motivações do assunto e, infelizmente, por mais que tenhamos essa paixão pela bagagem Otaku e tal, há uma atmosfera de negacionismo muito forte no Japão.

A questão é que Japão e China tiveram muitos atritros durante a Segunda Guerra e repercussão negativa do nome, que faz referência aos crimes cometidos pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial. A polêmica levou ao banimento de vários derivados da franquia na China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário