Clique e veja!

sábado, 10 de dezembro de 2016

O que é o Zenkai?!

Dragon Ball o que é Zenkai
  
Enquanto eu postava sobre a análise do Arco Goku Black de Dragon Ball Super, achei que seria interessante discutir (nem que seja bem rapidamente) um aspecto muito característico dos Guerreiros Z,mais especificamente os Sayajins: O Zenkai.

Eu não sei vocês, mas esse é um aspecto que eu vejo ganhar muito destaque com a aparição de Goku Black e Mirai Trunks, mas vamos saber o que xavascas é Zenkai, onde vive e o que come.

O QUE É ZENKAI, TIO BAZUCA?!

Os Sayajins que quase morrem durante um arranca rabo e sobrevivem, retornam com força redobrada pra voltar a chutar a bunda dos adversários (ou seja, o aumento de poder na forma básica).

Essa capacidade de reabilitação e aumento obsceno de Poder de Luta é o Zenkai. Na verdade, o "Z" de Dragon Ball Z é, normalmente, atribuído ao Zenkai.


Mais de Oito Mil...

Outra particularidade do Zenkai é a assombrosa elevação de Poder de Luta que os Sayajins possuem. Esse aumento de poder (aquele momento em que o povo diz "que Ki Surpreendente...") normalmente ocorre em momentos de muita Raiva.

Alguns dos fatos que levaram os Sayajins a atingirem suas transformações:
  • Goku vira Super Sayajin ao ver a morte do Kulilim
  • Goha vira Super Sayajin II ao ver a "morte" do Androide 16
  • Mirai Trunks vira Super Sayajin ao ver a morte do Gohan do Futuro
  • Mirai Trunks vira Super Sayajin II (mangá do Dragon Ball Super) ao ver a morte de Kibito
  • Vegeta vira Super Sayajin ao não superar Goku
Ainda, se você parar pra pensar na Saga Freeza, o Gohan e o Vegeta exploram bastante essa particularidade do Zenkai.
O Gohan luta  em pé de igualdade na segunda transformação (aquela que parece um Alien) e na Forma Branca do Freeza.

Já o Vegeta pede pra ser golpeado mortalmente pelo Kulilin e, depois, Dende recupera sua saúde e lá está o Vegeta de novo, mais forte e mais arrogante, pronto pra levar outra surra fudida do Grande Freeza.

O Zenkai é tipo um "Modo Hack", mas isso não garante a vitória.
Mangá Dragon Ball Goku Treinando na Gravidade
Cena do mangá de Dragon Ball

Ainda na Saga Freeza, o Goku também usa dessa prática, ainda no treinamento na Capsula de Gravidade Aumentada (no caminho pro Planeta Namek), quando segura nos peitos um Kame Hame Ha apenas para se machucar (testar sua resistência também, claro) e se recuperar com uma Semente dos Deuses (senzu).


Interessante como nessa saga o Goku e o Vegeta estão incrivelmente alinhados (acho que é pra dar a ideia da Raça Sayajin), tipo no momento em que ambos colocam a mão na cabeça de alguém e descobrem o que aconteceu momentos antes.

Só pra constar.

E só os Sayajins tem o tal do Zenkai?!

Até onde eu sei, esta é uma característica particular dos Sayajins puros, mas depois é atributo aos Híbridos (Gohan, Goten, os dois Trunks, e Pan, excetuando a Bra).

Há, também, o caso do Cell que tem células dos Saiyajins, então, SIM, Cell também tem o Zenkai.


Dragon Ball Vegeta Zenkai


Isso pode ser explorado no Dragon Ball Absalon, que é mais ousado do que a franquia original, mas estou especulando.


O Yamcha tem Zenkai?!

Só o fato do Yamcha estar, ainda, vivo, já é muita coisa.


E o Zenkai no Dragon Ball Super?!

Se vocês pararem pra pensar, Zamasu tem a habilidade de regeneração que bota o Wolverine no chinelo (Imortal e tem poder de cura) e, sendo um Kaioshin, tem poderes de Cura. O Goku Black usa essa habilidade ao seu favor pra aumentar seus poderes, explorando o Zenkai.
Dragon Ball Super Goku Black Zenkai

Ainda sobre a Raiva e o Zenkai, Goku Black descobre que a Raiva / Ódio é primordial na transformação dos Sayajins e usa isso para arrancar uma porra duma foice feita de Ki para atacar os heróis.

Que diabos foi aquilo mesmo?!

O Zenkai é um recurso na narrativa de Dragon Ball que auxilia nessa coisa de Personagens com poderes pra destruir cinquenta e dez planetas com uma ejaculação precoce, o que não  tira o mérito do recurso. E é isso. Quem percebeu algum erro ou se eu deixei de pontuar algo aqui, bota aí nos Comentários pra gente reforçar a postagem.

5 comentários:

  1. olá Bazuca seu post foi incrível muito bom mesmo, gostaria de saber se poderia flr dele e escrever sobre esse post, pq estou querendo fazer um projeto em cima dos sayajins e estou pesquisando muito sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Único ponto a ser corrigido é que a forma do Freeza que parece um alien é a 3ª e não a segunda...o restante está perfeito, muito bom =D

    ResponderExcluir
  3. ah de se ressaltar que o gohan começou a transformar em SSJ2 nao foi com a morte do android 16, foi na sala do tempo, no treinamento com o goku. a morte do android apenas serviu de gatilho pra que pudesse se transformar completamente

    ResponderExcluir