Jogos são legais pacas e isso é fato! Todo mundo já jogou, nem que seja uma vez na vida, algum
game e acabou gostando, não adianta negar, nem que seja um joguinho de celular ou aquela fazendinha feliz do finado Orkut.
E SIM, eu to por dentro que você curiava a horta dos outros e também gastou uma graninha naquele treco.
Enfim, a história dos
Games é bem longa e com muitas mudanças que se atrelam com a própria história da tecnologia. E desde o primeiro jogo de computador até a mais atual DLC
Street Fighter
O povo conhece melhor o Street Fighter II (lançado em 92), mas o primeiro
game foi em Agoto de 87 (com Ryu de cabelo vermelho e demais lutadores sem qualquer identificação, excetuando o Sagat que pouco mudou de um Título pro outro). Até falamos das
DLCs lançadas no mês de comemoração de 30 anos da franquia.
Esse a gente já comentou uma caralhada de vezes aqui no blog, inclusive, até postamos um
documentário sobre os 25 anos de Street Fighter e até comemoramos o
aniversário do Ryu. Poisé, quando o assunto é
Street Fighter, não falta assunto.
Aliás, eu adoro jogos de porradaria, já gastei rios e rios do meu rico dinheirinho em jogos assim (meu irmão mais velhor empobreceu horrores, de dinheiro e de sanidade, jogando esse daí), mas eu gosto mais de beat’em’up, por isso...
Double Dragon
Um dos principais jogos do gênero
beat’em’up (bata em tudo o que se mexe e ganhe pra isso), desenvolvido pela Technos Japan Corporation e distribuído na América do Norte e Europa pela
Taito em 1987 e, durante o auge de sua popularidade, enveredou por praticamente tudo o que você pode imaginar: jogos e remakes pra uma caralhada de plataformas diferentes, filmes, desenhos, artigos de vestuário, crossovers (inclusive
aquele com o Battletoads)...
Acho que deu pra entender.
A história não tem muito mistério e é bem simples (o que parecia uma lógica na década de 80, quanto menos complexa, mais rico você ficará): Um grupo de punks genéricos sequestram a namorada dos lutadores genéricos Jimmy e Billy a socar e chutar (sim, apenas dois botões para comanadr o personagem: chute e soco) a maior quantidade possível de capangas de Willy... e puxa vida, até o nome dos caras obedecia uma simplicidade obscena. Acho que tanta simplicidade fortaleceu a fixação de estereótipos sobre tamanho dos musculos ser inversamente proporcional ao tamanho da inteligência.
E por falar em caras grandes...
Contra
Este
game
começou nos fliperamas (Arcades) e é um beat’em’up só que com armas, mas aqui a temática é mais do tipo "venda sua alma por
fichas", Contra é o precursor de jogos que transforma bits em testosterona. Basicamente, você usa soldados norte-americanos enviados para a
Nicarágua, num cenário que parece uma mistura de filmes genéricos de
Bradock e Rambo, socados em um liquidificador com pano de fundo de
ficção científica.
Excetuando a parte do
Bradock e Rambo, a sinopse é essa daí mesmo. E SIM, eu também fiquei surpreso.
Na verdade, ainda estou.
A jogabilidade, que variava bastante nos angulos de visão (as vezes a visão era por cima
Top view, as vezes era um
3D fake
nos labirintos), além da ação continua completamente desenfreada, o que
fez muitos nascidos na década de 80 em cardíacos atualmente. O jogo foi bem ousado e logo trataram de migrá-lo para os consoles caseiros como o Nintendinho 8 bits.
Mas se você quer
Megaman
Megaman foi a primeira franquia da Capcom a ser lançada para consoles (também em 1987), iniciando sua carreira no Nintendinho 8 bits no início de 1987.
O
blue bomber é carismático, criativo e muito bem elaborado, seus jogos tem toda uma história nos bastidores, além de muitos personagens igualmente cativantes, criativos e elaborados. Keiji Inafune, criador da arte conceitual que deu origem ao Megaman (clássico) que conhecemos atualmente, foi muito feliz em sua criação e NÃO, não falaremos de Mighty nº. 9.
Quem acompanha o blog sabe que Megaman é meu personagem favorito do mundo dos
games (até falamos sobre
os 30 anos de Megaman) e, particularmente, eu chamo
Rockman, o nome do robozinho azul no oriente.
No mês de aniversário do nosso amado idolatrado salve salve
blue bomber, a
Capcom anunciou Megaman 11 para 2018.
Final Fantasy
Aliás aliás de novo, acho que a franquia
Final Fantasy é uma das mais rentáveis do gênero, se não for a maior. Quando da migração para o ambiente 3D com
Final Fantasy VII a coisa emplaca de vez.
O primeiro jogo de
Final Fantasy (os três primeiros lançados pro Nintendinho 8 bits) você pode controlar até quatro personagens diferentes (os Light Warriors), que lutam contra Demônios que escureceram as Orbes Elementais. Sua missão é reaver a luz dessas Orbes. A Square lançou o primeiro jogo dessa grande franquia lá no final do ano de 1987, reza a lenda que o nome
Final Fantasy
foi escolhido, exatamente, por conta da situação delicada da Square na
época (fantasia final, seria o ultimo jogo deles antes da falência).
Mas
,porém, contudo, todavia, o sucesso pegou todos de surpresa e a
franquia ta aí com força total, aliás, é considerada um dos jogos (junto
com
Final Fantasy II) os mais influêntes do gênero RPG e falando nisso...
PHANTASY STAR
Pra ser sincero, meu primeiro RPG foi o Shining Force, mas este é um RPG que tem todo o seu charme, não apenas no que diz respeito aos clássicos RPGs, mas também encantou uma legião de fãs tupinikins. O RPG foi lançado aqui totalmente em português, além disso,
Phantasy Star foi o jogo que exigiu o máximo do Master System, usando um cartucho de 4 megabits e isso, meus caros amigos, não é pra qualquer jogo.
Conta-se que, em 1986 (um ano antes do seu lançamento) a SEGA fez uma pesquisa de público sobre os gêneros mais aguardados no Japão e BAM! Os RPGs eram a resposta. O visual futurista foi a tentativa de ser o diferencial pensado pela SEGA (os demais jogos tinham temática medieval).
Conclusão sobre Games que fizeram 30 anos em 2017
Poisé, eu sei que uma caralhada de outros jogos fizeram seus trinta aninhos no ano passado, mas essa é uma lista dos jogos que mais me influenciaram (direta ou indiretamente). Caso seu jogo favorito não esteja na lista, comenta aí que, de repente, rola uma parte dois. Também peço que ajude apontando algum erro.
Espero que tenham gostado, abraço pra todos!