Clique e veja!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Filmes da Disney que nunca foram produzidos

Desde o lançamento de "Frozen - Uma Aventura Congelante" em 2013 que a Disney experimenta novamente o gozo do sucesso (até entrou logo na 4ª temporada de Once Upon a Time), penso que a referida Empresa não saia dessa frigidez desde o lançamento de O Rei Leão... que é um plágio do Kimba, mas isso não vem ao caso.

Grite, chore, faça biquinho, mas é a Verdade.

Você deve estar se perguntando "O que xavascas o Frozen tem a ver com isso?!", mas é que Frozen foi baseado no conto de Hans Christian Andersen chamado "A Rainha da Neve" e desde os tempos de Walt Disney ainda vivo a ideia de fazer uma animação sobre a história era tentada e quase não sai do papel.

Na verdade, muitas animações são baseadas em contos clássicos (principalmente do Hans Christian), o que não garante que o sucesso do projeto e muitos voltam pra gaveta. O site Mental Floss apontou 18 filmes que estavam nos planos da Disney, mas não vingaram.

Confira alguns destes filmes:

‘Chanticleer’ esboço do personagem, cortesia do Departamento de Arte (Disney)

Chantecler - 1938-1960 

Baseado na fábula ‘Chantecler’ de Edmond Rostand (o cara que escreveu "Cyrano de Bergerac"), que conta a história do Galo Chantecler, uma celebridade na Fazenda onde vive, pois acredita que seu canto é o causador do amanhecer.

Diante de tantos problemas, o animador Dom Bluth (que trabalhou na Disney na época em que se discutia o Projeto Chantecler), em 1992, produziu Chantecler - O Rei do Rock...

 ...Que é uma bosta.

Reynard  

Na tentativa de fazer o projeto do Chantecler ir pra frente, até cogitaram a fusão com outro personagem, Reynard - A Raposa (também baseado em Contos e Fábulas), mas os problemas enfrentados pela Disney eram os mesmos para os dois personagens: O caráter controverso dos protagonistas.

Assim, a Disney descartou o projeto, mas aproveitou Reynard na animação Robin Hood (inclusive a narrativa da animação lembra muito a fábula da problemática raposa).

‘Dom Quixote’, esboço do personagem, cortesia do Departamento de Arte (Disney)

Dom Quixote - 1940-presente 

O diretor Terry Gilliam ficou famoso por tentar, durante 15 anos, levar ao Cinema a história de Don Quixote, mas sempre problemas (maiores informações no site Omelete). Mas isso não é nada, comparado com os 75 anos em que a Disney também tenta. Na verdade, em 1940 iniciaram os primeiros esboços da proposta, baseados nas pinturas de Velásquez e, surpresa, o filme não vingou, seja pelo prejuízo que a Disney conseguiu por causa de Pinoquio e Fantasia, seja pela guerra.
'Dom Quixote", rascunho do spersonagens

Em, pelo menos, outros três momentos (1946, 1951  e 1990) tentaram trazer a obra de Miguel de Cervantes para as telonas, mas tudo indica que é impossível. Novamente Terry Gilliam tenta uma adaptação com Johnny Depp desde 2012.

Será que agora vai?!

Onde vivem os Monstros - 1983


 Antes daquele filme estranho em 2009, a Disney ainda tentou trabalhar numa animação baseada nos contos de Maurice Sendak e John Lasseter chegou a dirigir um protótipo para a Disney.

Os Gremlins - (1942) 

Roald Dahl (que escreveu Charlie e a Fábrica de Chocolate) escreveu uma história para crianças, titulada "Os Gremlins" (não "aqueles" outros Gremlins).
‘Os Gremlins’ esboço do personagem, cortesia do Departamento de Arte (Disney)
 A história girava ao redor de criaturas míticas a quem os pilotos da RAF( Royal Air Force-Força Aérea do Reino Unido), mas acabou não vingando por questões de Direitos Autorais.
'Os Gremlins', ilustração dos gremlins em avião

O livro teve cerca de 5.000 tiragens, pois a ideia era lançá-lo junto com o filme. Ainda é possível arrumar uma das impressões em sites de compra. 

‘Musicana’/’Fantasia’ 2006 - 1980/2001 -2006 

Musicana era pra ser uma continuação de Fantasia, cuja meta do filme era a diversidade musical mundial. Apostando na atuação de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, fazendo uma dupla de sapos cantores que cantavam uma canção africana titulada O Deus da Chuva.

'Musicana' - Trecho da Música de O Rouxinol e o Imperador
Mickey Mouse voltaria num papel similar ao do ‘O Aprendiz de Feiticeiro’ — baseado no conto de Hans Christian Andersen o O Imperador e o Rouxinol (esse foi um dos primeiros projetos que contou com a participação do futuro chefe da Pixar, John Lasseter).

'Musicana', esboço do Michey Mouse
Na verdade, existe um documentário de 10 minutos de duração, exibido no YOUTUBE.

O site Feedback Magazine tem uma lista das músicas pra acompanhar na net:

Nenhum comentário:

Postar um comentário