Clique e veja!

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Easter Eggs e referências em X-Men: Fênix Negra

Sophie Turner


Então vamos falar sobre X-Men: Fênix Negra, que estreou nos cinemas no dia 06 de junho e continua dividindo opiniões. Independente de sua fidelidade aos quadrinhos da saga homônima, este filme é bom (SIM) e tem diversos easter eggs e referências pra quem adora essa parte da cultura nerd.

Pra quem é fã daquele momento cult super cabeça, X-Men: Fênix Negra também traz muito pano pra manga e oferece vastos debates sobre traumas, relacionamento abusivo e, claro, Feminismo (no caso, o empoderamento feminino).

Algumas referências são mais para encher linguiça mesmo, outras são bem legais e vale destacar que eu trouxe aqui só as que eu achei bem relevantes. Também vale destacar que HAVERÃO SPOILERS. Acompanhe e, caso tenha algo errado ou pro caso de você saber de mais alguma, deixa nos comentários pra gente conhecer.

Logo da Fox nos filmes de X-Men

Acho que este está mais para uma homenagem, pois este será o ultimo filme dos X-Men que terá o logo da 20th Century Fox. O logo da grande Fox tem o X (de Fox) levemente diferente das demais letras.

Logo Fox Fenix Negra

Narração de X-Men

Os filmes da franquia dos X-Men tem uma característica bem legal que é a narração pela voz de Patrick Stewart, o Charles Xavier dos primeiros filmes.

Em Fênix Negra, quem narra os primeiros momentos do filme é Jean Grey (Sophie Turner) ,num texto que remete ao filme X-Men: 2. Isso é bem legal, pois também dá mais significado pra treta entre a mutante e o seu mentor, coisa que se perpetua durante todo o filme.

Música no carro dos pais de Jean Grey

Amiguinho, vá por mim: Nenhuma música de fundo toca num filme sem motivo e aqui não é diferente. Jean Grey, ainda criança, viaja no carro com seus pais e pede para mudar a música da rádio (não é spoiler, é a primeira cena do filme). Os pais querem uma musica e a Jean criança, usando seu poder, muda a sintonia do rádio.

A música que os pais dela escutam se chama By The Time I Get To Phoenix (Jimmy Webb), que significa "Quando Eu Cheguei Em Phoenix", claro que uma referência ao poder da Fênix Negra que se aproxima. Quando Jean muda a estação, a música que toca é Werewolves of London que significa "Lobisomens de Londres", referenciando a transformação da mutante na força destruidora.

X-Women


X-Men X-Women
Essa é uma das partes mais legais (e que, na minha opinião, pouco explorada NESTE filme), Mística discute com Xavier (eles não discutem tanto quanto no Primeira Classe, mas dá pro gasto) e a mutante termina o debate afirmando que as mulheres do grupo gastam muito tempo salvando os homens e, por isso, o grupo deveria mudar o nome para X-Women.

Sim, empoderamento e tal, mas o caso é que X-Women já existe nos quadrinhos, uma edição especial de 2010.

A mutante Cristal

Essa aqui só os fortes entenderão. No mundo dos X-Men há uma mutante que é uma estrela da música Pop chamada Cristal e seu poder é transformar qualquer tipo de som em fontes de luz. Sua primeira aparição foi na HQ Uncanny X-Men #130, durante a Saga da Fênix Negra.

Mutante Cristal Dazzler

Cristal (Dazzler no original) fez uma pequena participação em Fênix Negra, pequena mesmo. Durante uma festa noturna na Escola Xavier, Cristal canta e dança com uma caracterização bem fiel aos quadrinhos.

Raça D'Bari atacada pela Fênix Negra

Na Saga da Fênix Negra dos quadrinhos, todo um sistema solar é destruído por ela, causando morte de inúmeras raças. Seres conhecidos como D'Bari, que vagam pelo Universo após ter o planeta destruído junto desse sistema solar, querem essa poderosa força cósmica. Quem viu o filme, ficou meio sem entender qualé a dos vilões de X-Men: Fênix Negra, mas eles são uma referência aos quadrinhos.


D´Bari Fênix Negra
A ideia inicial do cineasta Simon Kinberg é que os vilões do filme fossem os Skrulls (que, da mesma forma que aqueles alienígenas genéricos do filme, também se transformam em qualquer pessoa), porém, resolveram mudar tudo por causa de sua aparição no filme da Capitã Marvel.


Vuk (ou Starhammer)

Dentre os remanescentes da raça D´Bari, temos Vuk (também conhecido como Starhammer), um ultimo sobrevivente dessa raça alienígena. Ele vivia na Terra na forma de humano e lutou contra o Capitão América e os demais Vingadores, enquanto Jean Grey recebia o poder do espaço.

A personagem de Jessica Chastain não é, exatamente, Vuk, mas é o que mais se aproximou. Acho que, por conta disso, muita gente ficou sem entender o papel de sua personagem na trama.

E os que entenderam, não gostaram. Fazer o quê.

Quadra de basquete

Uma das cenas mais legais dos X-Men é quando o avião sai debaixo da quadra de basquete, cena fielmente reproduzida no primeiro filme dos mutantes (2000). Esta mesma cena se repete em Fênix Negra.

Jean Grey volta para casa

Aqui a coisa é relativamente semelhante ao que acontece em X-Men: O Confronto Final. Nas duas situações, Jean Grey tenta voltar para onde vivia na infância e lá, ela despiroca de novo e acaba lutando ferozmente com seus amigos mutantes.

Também, nas duas situações, a Fênix Negra acaba matando alguém do grupo dos mocinhos: Em O Confronto Final, morre Charles Xavier, em Fênix Negra, morre a Mística.

Jean, Xavier e os Bloqueios mentais

Essa é uma das coisas mais interessantes do filme e, que na humilde opinião deste que vos fala, foi pouco aproveitada. Boa parte da trama se desenrola por causa dos bloqueios mentais no cérebro de Jean Grey, colocados pelo Xavier. Isso ressalta o fato de que o professor não é, exatamente, um moçinho.

Os quadrinhos deixam isso muito claro, Charles Xavier usa, diversas vezes, seus poderes mentais de forma, no mínimo, questionável (não só com bloqueios mentais, mas manipulando mutantes e até apagando memórias).

No caso de Fênix Negra, o Professor X coloca bloqueios mentais para que Jean não acesse os traumas, como a morte dos pais e as sensações que experimentou nessa época. O que a impede de sentir (e expressar) a dor, o luto e tentar superar.

Selene (Rainha Negra)

Eu cheguei até a escutar que o Clube do Inferno apareceria no filme, porém, os fãs tiveram que se contentar com isso. Nos quadrinhos de X-Men, Selena Gallio é chamada de Rainha Negra e é uma das mutantes mais antigas.

X-Men Selena Gallio

Em Fênix Negra, ela é simplesmente chamada de Selena e convive, entre outros mutantes, com Magneto e tem uma lutinha meio sem sal contra Jean.

MCU (Marvel Cinematic Universe?)

O grupo de militares genéricos que são espancados no filme carregam no braço uma sigla MCU (Mutant Containment Unit ou "Unidade de Contenção de Mutantes" em tradução questionável) e é sabido que, não apenas os X-Men, mas tudo que é mutante sempre enfrentam grupos militares armados. O MCU seria apenas mais um na roda.

Porém, é impossível não ligar essa sigla ao que conhecemos como Universo Cinematográfico Marvel, o que é uma brincadeira e uma referência muito boa, já que a Fox foi comprada pela Disney e, agora, essa franquia fará parte do Universo Cinematográfico Marvel.

Essa nem a Fênix Negra conseguiu impedir.

Escola Jean Grey

Outro momento que me pareceu reforçar o discurso de empoderamento (apesar da referência aos quadrinhos). No fim do filme, Hank (o Fera) assume a direção da escola e Xavier sai pelo mundo vivendo la vida loca. Nessa mudança, a escola acaba mudando de nome para "Escola Jean Grey".

Isso também ocorre nas HQs e quem faz essa homenagem é Wolverine. A mansão X é reaberta com o nome de Escola Jean Grey para jovens superdotados.

Xavier, Magneto e o jogo de xadrez

Este é o ultimo filme da franquia X-Men e, como não poderia deixar de ser, Charles e Erick se encontram para uma partida de xadrez, coisa já bem característica desses dois personagens.

Xavier Erick Fênix Negra


Aqui cabem duas referência que vão além dos Quadrinhos: A primeira é que essa cena lembra muito o final de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, onde Alfred encontra Bruce Wayne que ele imaginava ter morrido em uma explosão. A outra é o local onde os dois mutantes se encontram: Um local da França chamado "Café Velhos Amigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário