Clique e veja!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Super Saiyajin Branco? Instinto Superior masterizado? Já não temos muitas transformações para Goku?!

Dragon Ball Super Goku Instinto Superior Masterizado Ep 129 prévia

O Torneio do Poder, que comecou cercado de regras alteradas no transcorrer das lutas e novidades (a ideia do Migatte no Gokui e Vegeta superando o Super Saiyajin Blue por exemplo), entre, claro, muitas coisas que ainda não desceram pela goela dos fãs (eliminações de Piccolo, Tenshi-han, Gohan, Hit, entre outros), me fez pensar algo bem sério: Aos 49 do segundo tempo, Goku tem uma nova transformação.

O Super Saiyajin "Blanco" (em referência aos nomes escabrosos tipo Gohan Ki dos Anjos ou Super Saiyajin Blanco Calvo), Instinto Superior Perfeito (ou masterizado), não há um nome específico.

Prévia do episódio 129 de Dragon Ball Supe

Todos sabem que que Goku terá uma nova transformação para vencer o bombado ET de Varginha Jiren... Entendam que eu não critico o andamento do anime (naa verdade, Dragon Ball Super fez um incrível trabalho para a franquia trazendo o arco Goku Black). Minha crítica fica no que diz respeito ao Protagonista ter mais uma transformação, além de desmerecer outros personagens tão interessantes quanto.

Veja a prévia do episódio 129 que erá sexibido no Japão em 4 de março.

Eu não espero que me entendam logo de cara, então, vamos começar do começo.

Goku tem transformações demais?!

Na saga Freeza (Dragon Ball Z), vou nem mentir que fiquei um tanto enfadado com as transformações do Freeza... poh, o cara se transformada a cada dois episódios e a coisa quase não teve fim (não estou contando com sua forma de robo). Atualmente Goku ultrapassou o número de transformações (sem contar o Instinto Superior).

Pra você ter uma ideia, isso até é explorado no mangá de Dragon Ball Super, o que pode ser entendido como uma "leve crítica".

Dragon Ball Super mangá Toyotaro Whis Daishinkan
No mangá 30 de Dragon Ball Super, Whis é questionado sobre quantas transformações Goku tem
Sério, o Goku tem cinco, CINCO TRANSFORMAÇÕES (sem contar o Instinto Superior e essa nova). A maioria só muda a cor do cabelo (ah, claro, o poder do personagem muda, claro, mas dependendo do inimigo, isso praticamente não influencia).

Isso, se eu não contar outras transformações que não aparecem no Super ou que Goku deixa de usar, como o Super Sayiajin "falso" (aquela do filme do Lord Slug) ou aquela forma bombada usada pelo Mirai Trunks ou aquela que ele usa junto do Gohan (super saiyajin com os olhos da forma base) ambas na saga Cell.

Nada de novo no front

Pense bem, jovem Padawan. Excetuando coisas como Goku Black e Mirai Trunks, a série pouca atenção deu para outros personagens de gosto do público.

A ultima novidade envolvendo Piccolo foi ainda no meio da saga Cell, ao juntar-se com Kami Sama (nem de roupa ele muda). Gohan nem mitou nem ganhou "ki dos anjos" e coleciona uma surra nova a cada aparição (pra quem reclama que só o Freeza apanha no torneio). Majin Boo magro ficou legal, mas foi descartado. Outros personagens como Whis, Bills, Goten e Trunks e o próprio Freeza quase não tiveram destaque (tirando os filmes). Contudo, desde que Dragon Ball Super comecou, Goku ganha algo novo a cada arco (God, Blue, Migatte no Gokui) e a superação que cada uma dessas formas o faz alcançar.

Acho que deu pra entender onde eu quero chegar.

Ah, claro, alguns personagens ganharam destaque como Vegeta que até dividiu a abertura com Goku e ganhou uma transformação exclusiva que pouco foi explorada (pelo menos até agora). Mestre Kame e no Androide 17, essenciais no Torneio do Poder, mas um Instinto Superior Perfeito é forçar a amizade... afinal, ele não é Superior?

Eu não estou reclamando do visual, afinal, isso não é novidade pra ninguém.

O Instinto Superior masterizado já era algo esperado?!

Não necessariamente.

Há entrevistas do Toyotaro e do Toryama sobre o fato de não transformar o Goku com cabelos brancos pra não confundir com um grande vilão (no caso, Zamasu), mas só o que tem nas Internet da vida são montagens com Goku de cabelos brancos (ou prateados), usando imagens da luta contra Golden Freeza ...

Dragon Ball Super Goku Super Saiyajin Branco montagem
... ou Hit, naquele torneio de demonstração.
Dragon Ball Super Goku Super Saiyajin Branco montagem
Quer dizer, essa forma do Goku era algo bastante explorado pelos fãs e NÃO, não ficou ruim. Na verdade, Goku com cabelos brancos (ou prateados) é algo tão antigo... antes mesmo de Dragon Ball Super já havia uma fan art de Goku com essas cores, pra quem não lembra, o polêmico Super Saiyajin "nível cinco" que correua a internet a uns vinte anos atrás já trazia Goku com cabelos prateados.

Dragon Ball Goku Super Saiyajin fase cinco

Conclusão

Como eu falei e reforço novamente: O problema é dar mais uma nova transformação ao protagonista.

Eu ainda acho que essa não é a única solução para um problema como Jiren... Sim, Jiren é um problema, mesmo para Toryama e Toyotaro. Eles criaram um monstro (mesmo para uma franquia como Dragon Ball) e, criar outra forma para o Super Saiyajin, no meu ponto de vista, não é a melhor forma de desbancar alguém tão poderoso feito Jiren.

Sim, eu sei que, de fato, Goku derrotou SOZINHO apenas Piccolo (ainda na saga clássica) e, talvez (não concordo totalmente), o Buu no final de Dragon Ball Z (Goku sempre precisou de ajuda para vencer um vilão, nem que seja na Genki Dama que, pra mim, é um poder emprestado). Mas ficou cansativo uma nova forma, ainda mais pro protagonista.

O novo nível de Vegeta poderia ser aproveitado, Gogeta também poderia aparecer, usar as regras para vencer Jiren seria uma forma inteligente de explorar o assunto... enfim, você pode não concordar comigo, mas que é repetitivo, não há como negar.

Um comentário:

  1. Não acho isso um problema, longe disso. Dragon Ball Super apresentou a mesma quantidade de transformações novas que o Dragon Ball Z (No Z tivemos: SSJ, Ultra SSJ, SSJ2, SSJ3 e no Super: God, Blue, Blue2 do Vegeta e Instinto Superior). O Show é baseado em poder de luta e Dragon Ball só sofreu o que qualquer anime baseado em poder de luta sofre devido a longevidade. Pra ameaça ser real ela tem que ser mais forte que o poder original do Protagonista, e num anime baseado em transformação para ele superar isso inevitavelmente precisa de novas transformações.

    ResponderExcluir