Clique e veja!

domingo, 19 de julho de 2015

Site Garfield minus Garfield propõe Garfield... sem Garfield

O site Garfield minus Garfield (uma Webcomic em inglês idealizada pelo irlandês Dan Walsh) tem uma proppsta, no mínimo, curiosa.

Segundo o próprio site, um jovem suburbano americano como John Arbuckle (pra quem não sabe, este é o nome dono do Garfield) pode desenvolver uma dose cavalar de solidão angustiante. De fato, pouca gente presta atenção no cara (tanto em sua vida social, quanto os leitores das tirinhas).

Enfim, visando uma "viagem interna e existencial", os caras da referida Webcomic apagaram (literalmente) o gato gordo e enjoado das tirinhas, deixando apenas o dialogo de John... 

Garfield minus Garfield Dan Walsh

...e UAU ficou muito melhor! Pelo menos muita coisa agora faz sentido.

Como Garfield se manifesta apenas por pensamentos (num tipo de "sintonia" que só John consegue fazer com seu gato), não apenas fica notória a lacuna existencial experimentada pelo fracassado cartunista, mas a tentativa da mente suavizar traumas causados em processo de isolamento ou situações problemáticas de longos periodos.

Entendendo a proposta de Garfield minus Garfield, fica impossível não comparar (dentro da releitura da referida Webcomic é preciso deixar claro),  o relacionamento de John e Garfield com outros relaciomanentos de ordem parecida como Alice e o Gato de Cheshire (em Alice no País das Maravilhas), Tyler Durden (no inquietante Clube da Luta), o Naufrago e Wilson (que, aliás, dizem que Wilson tinha falas reais), Dr. Jekyll e Mr. Hyde (de O Médico e o Monstro), entre outros.

Garfield minus Garfield Jim Davis

Acho que me fiz entender.

E SIM, Jim Davis (criador das tirinhas de Garfield e seus amigos) é fã da Webcomic, se considera um leitor e entendeu a ideia de questionar as experiências vividas por John Albuckle e sua vida social questionável.

Um comentário: