Clique e veja!

terça-feira, 27 de março de 2018

Dragon Ball Super e o FIM do Torneio do Poder

Dragon Ball Super Goku Freeza 131 Universo 7

Poisé, e finalmente chegamos ao final do Torneio do Poder e, consequentemente, ao fim de Dragon Ball Super (já falado aqui).


Jiren finalmente vencido

O climax do episódio (e do Torneio em sim, pelo menos pra mim) foi a momentanea trégua entre Goku e Freeza. Eles "meio que" fazem as pazes e lutam confiando um no outro, envolvendo o 17 no processo. A ideia de Confiança, passada no final do anime, é ainda melhor (e mais coerente) do que a ideia de Amizade vendida no episódio anterior.

Entenda que Goku estava apenas com indivíduos que já foram seus inimigos (eles não eram amigos como Tenshi-Han, Kuririn, Piccolo e o próprio Vegeta que já foram inimigos, agora, aliados). O filho de Bardock precisou confiar tanto em 17 quanto em Freeza (que precisou confiar na promessa de Goku), diferente de Jiren que sempre venceu só.

O desgaste dos personagens (Freeza e Goku não sustentam suas transformações até lembrou o momento da primeira transformação na saga Freeza) é evidente e Jiren, por um momento, luta ferozmente por seu Universo (mesmo sem alcançar metade do poder que tinha).

Dragon Ball Super Goku Freeza Jiren Fight


Foi muito interessante ver Goku se alinhando com seu Maior Inimigo de tal forma que todos na arquibancada ficaram de queixo caído. Ao final de uma das lutas mais frenéticas e emocionantes da franquia (sim, e pode incluir no meio os OVAs e os filmes também), Jiren (ostentando um discurso forçado de que não tem amiguinhos e que luta sozinho), se fudeu.

Jiren vilão?!

Eu já tinha comentado aqui que a Toei sentiu uma pancada ao criar um cara feito Jiren. Pense: Ele é forte, experiente, misterioso e é um obstáculo para a sobrevivência do Universo 7, bem estilo Dragon Ball. Nos ultimos episódios, o anime sentiu uma desnecessária necessidade de transformá-lo em Vilão, justificando uma transformação nova pro Goku e um discurso sobre a Amizade... o que nos faz volta pra discussão sobre as mudanças nas Regras do Torneio do Poder.

Afinal, se Frost foi apagado por atacar os Zenos, qual a motivação pra isso não ocorrer com Jiren, quando este atacou os outros integrantes do Universo 7?!

Freeza revivido

Dragon Ball Super Freeza voltando fim episodio 131

Poisé, Whis resolveu dar de presente pra Freeza a sua tão sonhada ressureição. Como um presente por seu desempenho no Torneio e, querendo ou não, Freeza foi bem útil. Isso, aliado ao final do episódio onde Freeza aparece com uma caralhada de súditos informando que está de volta, é uma brecha para o filme no final do ano e aventuras vindouras.

Ultimo episódio de Dragon Ball Super exibido em Fortaleza

Acompanhei o desfecho dessa parte da trama no North Shopping Joquei, aqui em Fortaleza e tive condições de testemunhar algo que eu sempre soube insconscientemente: O amor que os fãs tem pelos animes (aqui, Dragon Ball). Aqui no Brasil, animes são tratados como coisa de criança, desdenhando todo o carinho que o público sente.

Essa exibição (motivada pelo incidente diplomático ocorrido no México) só evidencia, não apenas que os fãs são um nicho de mercado que deve ser levado a sério, mas (aliado a isso) do que os fãs são capazes quando se proporciona a oportunidade de atender suas expectativas.

Minhas impressões sobre o ultimo episódio de Dragon Ball Super

A arte está  impecável, personagens bem desenhados, com detalhes e sombreamento (até nos momentos de velocidade) certamente enchem os olhos de quem acompanhou os 130 episódios e, sem querer ser chato, não seria capaz de enumerar nem 30 episódios com tanta qualidade.

A animação foi incrível e as lutas, agitadas, frenéticas, muito além do tatatatatatatatatatata que caracterizaram muitos episódios (aliás, a maior parte das lutas) e, excetuando o final óbvio (quem não esperava a restauração dos Universos derrotados?) e algumas pontas soltas (deixadas para dar margem para uma continuação do anime), posso concluir, sem neuras, que entre mortos e feridos (mais mortos que feridos), o desfecho foi muito bom mesmo, pra dizer o mínimo.


Sobre a vitória do 17, pra mim não diminui, nem contribui. Apenas o fato dele voltar pra série com todo o destaque que teve, já era bem evidente que ele teria importância e SIM, por toda a sua contribuição, ele mereceu permanecer na arena até o final. Apenas achei meio óbvio a ideia de restaurar todos os Universos apagados, mas isso não diminui todos os acertos do episódio.

E SIM, o Hit foi eliminado na luta contra Jiren. Mas vamos pra crítica.

 E é isso! Acabamos mais uma série de Dragon Ball, obrigado Akira, obrigado Toyotaro, obrigado North Shopping Joquei, obrigado Goku e obrigado a você que acompanha este blog. Caso você tenha acompanhado, também, no North Shopping Joquei ou em alguma outra exibição aberta, deixa nos comentários suas conclusões. Abraço pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário