Clique e veja!

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Megaman completa 30 anos em 2017

Megaman Rockman Birthday aniversário Capcom
Acho que já  falei isso aqui algumas vezes, mas Megaman, que eu prefiro chamar de Rockman (nome ocidental do blue bomber) é meu personagem favorito do mundo dos Games e esta é uma pequeniníssima homenagem.

DADOS GERAIS DE MEGAMAN

Megaman foi a primeira franquia da Capcom lançada para para o Nintendo Entertainment System, ou seja, um titulo lançado para os consoles (na época, era lançado, também, o Street Fighter pros Arcades).

Até 2017, Megaman (o clássico) clássico conta com 11 jogos (Megaman 11 foi recentemente anunciado), sem falar nos spin-off para outras plataformas ou mesmo aparições em outros jogos, como Marvel Vs Capcom: Infinite.
  • Megaman 01 até Megaman 06 - Lançados para Nintendo
  • Megaman 07 - Lançado para Super Nintendo
  • Megaman 08 - Lançado para Playstation
  • Megaman 09 e 10 - Lançados para Xbox 360, PS3 e Wii (X-Box Live Arcade, Playstation Network e WiiWare)
  • Megaman 11 - Lançados para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC

O visual do Blue Bomber

Originalmente, o projeto indicava que Megaman deveria ser branco, mas ficou mais viável usar o azul por conta da paleta de cores do Nintendo.

O design de Megaman foi feito por Keiji Inafune, usando um traço parecido com o de Astro Boy (do mangaká  Osamu Tezuka. O canhão no braço também foi algo bastante interessante pra compor a ideia de que o herói seria, na verdade, um robô (apesar do visual mais infantil que os desenhos transmitiam). É inegável que Keiji usou boa parte do conceito visual de Megaman para criar Mighty nº.9.

Megaman e a difícil jogabilidade...

O primeiro jogo de Megaman tinha 6 Chefes para vencer (chamados Robot Masters). A jogabilidade do game é tipo Plataforma, indo de um lado para o outro atirando em tudo que se mover. O diferencial do jogo é a possibilidade de "roubar" uma arma do Inimigo e usá-la para vencer outro Inimigo. Do segundo jogo pra frente, o número de Chefões aumentou (de seis pra oito), isso deu uma variada legal no jogo, já que não era raro abandonar uma fase pra tentar outra, dada dificuldade.

Sim, Megaman foi bastante criticado pelo alto nível de dificuldade (não tem fácil, normal ou difícil, você já começa no nível Super Ultra Hiper Mega Ultimate really fucking). Isso, eu prefiro nem comentar, mas cada fase tem sua própria particularidade.

A merda da fase do gelo, a porra da fase da água, aquelas com uma ruma de espinhos... e SIM, apesar de adorá-lo, eu já esculhambei Megaman como se não houvesse amanhã diversas vezes.

Contudo, a adesão de novos recursos ao protagonista ajudam pacas. O primeiro jogo, você é um robô mendigo que não tem nada além do Mega Buster e um azar medonho pra atrair inimigos muito mais ageis e fortes, mas nos demais jogos você ganha a rasteira, o Rush, o tiro concentrado, o Beat, etc.

Referências com a música Rock

Todos os jogos do Megaman tem uma pegada bem "metal" e isso é desde os primeiros jogos no Nintendinho até os mais atuais. E isso não é uma teoria, os nomes de muitos principais personagens de Megaman (alguns secundários também) tem ligação direta com o gênero musical Rock n roll.
Megaman Rockman nintendo Rush
Megaman e seu cão robótico Rush

A iniciar pelo protagonista Megaman que, antes de se tornar nosso blue bomber, seu nome era Rock e tinha a forma de um garoto comum, além de sua irmã, Roll. Sacou? Rock and Roll?!

O cachorro Rush também segue da mesma forma, sendo uma referência a uma das bandas favoritas de Keiji Inafune, Rush. Caso não saiba que banda é essa, um grande sucesso dela é Tom Sawier, o tema da abertura da série Profissão Perigo (do famoso Macgyver, que desmontava uma bomba de napalm usando três guardanapos sujos e um boné de vereador da década passada).


No terceiro jogo da franquia (meu favorito, por sinal), entrou o personagem Protoman que, na versão japa, se chama Blues. Protoman / Blues é o "irmão mais velho" de Megaman, pois Megaman foi criado com base nos projetos que originaram  Protoman inicialmente. Seguindo essa linha de referências, Blues é um gênero musical que influenciou diretamente o Rock n Roll.

Megaman Rockman Protoman Blues
Protoman, o irmão mais velho do Mega


Entre outras referências, temos o outro pet robótico de Megaman, Tango e o robô alienígena Duo (Megaman 8).

O eventual abandono da franquia e polêmicas envolvendo Megaman

Esse tipo de coisa sempre deixou a legião de fãs do robozinho azul muito feliz, contudo, com o passar do tempo, os jogos não tiveram muita inovação (do Megaman 4 pro 6, pouca coisa realmente significativa mudou). Ainda, a concorrência com Megaman X (que também é de Keiji Inafune) acabou desestruturando o reinado do Megaman clássico, o que culminou no desinteresse da Capcom em sustentar a franquia.

Isso, certamente, deixou muito fã mordido com a Capcom. Megaman clássico acabou caindo nas vendas e nas Críticas e acabou sendo abandonado. Sim, mesmo antes dele voltar em visual saudosista em consoles de alta performance, 2010 foi o ultimo jogo do azulzinho.

As coletâneas não valem.

Entendam que eu gosto das coletâneas, as participações em outros jogos e os remakes (se não gostasse, não teríamos um dos melhores chamado Megaman: The Willy Wars, de 1994 para Mega Drive). A questão é que o azulzinho não recebeu qualquer lançamento significativo.

Do Megaman 9 pro 10 foram mais de 7 anos.

Megaman Rockman bad box art
Foto tirada de http://www.rockman-corner.com/2012/09/dont-expect-bad-box-art-mega-man-game.html

Mas se há uma polêmica que, até hoje, os fãs não conseguem engolir, é a maldita arte gringa do primeiro Megaman. Sim, essa foi a capa do primeiro jogo de Megaman nos EUA e, provavelmente, isso colaborou fortemente pra baixa repercussão do game na terra do Tio Sam.

Um dia eu quero fazer uma postagem só sobre essa imundice. Mas deixa eu ir, que a postagem está enorme.

Conclusão sobre o aniversário de 30 anos de Megaman

Megaman pixel blue bomber sprite nintendo
 Megaman tem uma grande representação na minha vida, pois, além de um jogo de plataforma formidável, foi por causa dele que se desdobrou um mundo mais amplo sobre jogos e sociedade, eu ainda era um pequeno Reploid jogando os joguinhos do saudoso Phanton System quando Megaman (no caso, o 3) entrou na minha vida e descobri que havia uma locadora de vídeo que alugava jogos do Nintendo 8 bits próximo da minha casa.

A Alan Vídeo, uma locadora de bairro que alugava VHS com valores de Blue Ray, mas era boa mesmo assim.

Isso me permitiu amadurecer, de certa forma, sobre responsabilidade (argumentar com os irmãos sobre Megaman 3 ser a melhor opção, alugar o cartucho, cumprir um prazo de entrega e, claro, ter grana pra isso). O robozinho azul me influenciou em diversos aspectos e sou bastante grato a tudo.

Esperamos que Megaman volte a ser um Título novamente considerado pela Capcom, afinal, ele tem história, é divertido e sua história quase se confunde com a história da empresa. Fica aqui meus mais sinceros parabéns ao Megaman, a Capcom e por tudo o que esse grande jogo proporcionou para toda uma legião de fãs mais do que agradecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário