Clique e veja!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Estudante identifica perfis de liderança dos Cavaleiros do Zodíaco em TCC

FONTE ORIGINAL: SITE G1 NOTICIAS
---------------------------------------------
Fã dos 'Cavaleiros do Zodíaco', estudante analisou perfis dos principais personagens para desenvolver o TCC dele no curso de administração (Foto: Arquivo Pessoal/Jonathan Julian)
Estudante de administração Jonathan Julian, de 26 anos, decidiu elevar o cosmo na produção do trabalho de conclusão de curso (TCC). Com o título "'Me dê seu líder, Pégaso': Um estudo dos perfis de liderança presentes nos Cavaleiros do Zodíaco", o aluno do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru, analisou as personas de Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Hyoga de Cisne, Shun de Andrômeda e Ikki de Fênix no anime japonês.

Com a pesquisa, Jonathan obteve nota 9,5 na avaliação da banca e revelou que assiste "Cavaleiros do Zodíaco" desde 1994, quando o anime foi lançado na TV brasileira. "Eu assistia a série desde pequeno. Depois que entrei na faculdade, comecei a procurar professores que orientavam TCC's que tinham a ver com animes, mas eles só faziam isso quando era mais relacionado com a área de marketing", explicou. 






Após uma conversa com o professor Luiz Sebastião, Jonathan decidiu que iria analisar os perfis de liderança dos cinco principais personagens dos "Cavaleiros do Zodíaco" para desenvolver a monografia. "Fui fazendo o TCC aos poucos. A produção mesmo começou no 6º período. Meu orientador não conhecia os Cavaleiros, mas deu apoio e me ajudou", destacou. 

"Os dois avaliadores do meu TCC disseram que a academia estava precisando de renovação nas pesquisas e gostaram da minha ideia", Jonathan Julian."
Fã declarado do anime e colecionador de revistas e bonecos relacionados aos Cavaleiros, Jonathan revelou ao G1 que quando concluir a graduação pretende seguir carreira acadêmica. 

Anime foi exibido pela primeira vez na TV brasileira em 1994 (Foto: Divulgação)

O processo de orientação

O estudante foi aluno de Luiz Sebastião no 4º período do curso, quando o professor ministrava a disciplina de metodologia científica. "Durante uma das minhas aulas, falei o que minha orientadora de mestrado falou pra mim: que fizessem o TCC relacionado a algo que gostavam. Foi quando Jonathan perguntou se poderia fazer sobre os Cavaleiros do Zodíaco, e eu disse que sim", relembrou.
Ao G1, o professor contou que, aos poucos, foi percebendo que seria realmente possível aliar estudos do âmbito da administração com o anime japonês

"O TCC dele é sobre liderança e o objeto de estudo são os principais personagens dos Cavaleiros do Zodíaco. Como eu não conhecia muito o desenho, minha orientação foi basicamente com relação às várias teorias de liderança, enquanto ele ficou a cargo de relacionar isso com os personagens. É incrível como ele tem noção dos detalhes do anime", ressaltou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário