Clique e veja!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Quadrinhos para Todos


FONTE ORIGINAL: O POVO ONLINE
---------------------------------

O povo jornal projeto HQ Ceará quadrinhos para todos
Imagem retirada do site O Povo - http://imgs.opovo.com.br/app/
noticia_132346504881/2016/08/08/3644462/0808va10.JPG
Os aspirantes a autores da nona arte começam a receber um grande incentivo a partir de amanhã, 9. Pelas próximas 12 terças-feiras, o Curso Básico de Quadrinhos chega sempre com um fascículo sobre um tema abordando a produção de quadrinhos encartado no O POVO. O projeto HQ Ceará é fruto de uma parceria entre a Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O tema da primeira edição será “Linguagem e os princípios da produção de HQs”, do quadrinista cearense Daniel Brandão. O projeto gráfico do Curso é assinado por Amaurício Cortez, Welton Travassos e Karlson Gracie.

Além dos fascículos no Jornal, os participantes do curso também terão acesso a vídeo-aulas divulgadas às terças-feiras, na TV O POVO (canal 48 - TV aberta; 23 - Multiplay; 24 - Net), às 13 horas, com 15 minutos de duração cada, e reprises às 8 horas do dia seguinte. Todo o material do curso estará disponível no site oficial do projeto. Os inscritos no site recebem certificado de participação ao final do curso.

O Curso Básico não é a única empreitada da HQ Ceará neste semestre. No dia 12 de agosto se inicia uma rodada de 3 cursos e 6 oficinas presenciais, todas realizadas no Espaço O POVO de Cultura e Arte. Como todo o projeto, as inscrições serão gratuitas. O primeiro curso será Desenho para Quadrinhos, com 12 horas de duração divididos em dois dias. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã, 9, no site da FDR. A programação completa dos outros cursos e oficinas também estará disponível no portal. Todas as atividades têm lotação máxima de 40 vagas.

Um dos criadores do projeto, Raymundo Netto, explica que as atividades presenciais são independentes do conteúdo dos fascículos e vice-versa. A ideia é que elas funcionem como uma forma de colocar o público interessado em contato direto com os realizadores de cada atividade e, consequentemente, do mercado. “A gente estimula mesmo que eles procurem outros cursos também, porque é bom ver essa troca de ideias”, conta.

As atividades da HQ Ceará seguem até outubro deste ano, com palestras, shows temáticos e o lançamento de um documentário. (Hamlet Oliveira)
 FASCÍCULOS

1. A linguagem e os princípios da produção em HQs - Daniel Brandão
2. Roteiro e narrativa - Zé Wellington e Ricardo Jorge
3. Criação e desenvolvimento de personagens - J.J. Marreiro e Thyago Cabral
4. Composição para quadrinhos - João Belo Jr. e Júlio Belo
5. Imagens: estilos e possibilidades - Jean Sinclair
6. Tiras - Waldemar Lene Chaves
7. Quadrinhos alternativos - Débora Santos, Weaver Lima e Sirlanney
8. Balonamento, tipografia e onomatopeia - Luís Carlos Sousa
9. Arte-final: tradicional e digital - Mano Araújo e Rafael Dantas
10. Cores para quadrinhos - Dharilya Sales e Robson Albuquerque
11. Edição - Fernando Lima e Talles Rodrigues
12. Mercado de HQs - Pedro Brandão

SERVIÇO

Inscrições para o curso básico de quadrinhos
fdr.org.br/uane/hqceara
Inscrições nos cursos e oficinas presenciais:
edicoesdemocritorocha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário