Clique e veja!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Girls in Trouble e a NOVA releitura dos Tokusatsus

Girls in Trouble Episode 0

Sim, e hoje vamos de Tokusatsu, pra variar um pouco. E SIM de novo, eu adoro Tokusatsu. Cresci vendo Tokusatsu na finada Rede Manchete e na Band também, eu ia pro Sana só pra ver os Tokusatsus (e outros programas) que eu não via desde criança e frescar com os Cospobres..

... depois se transformaram (tanto no figurino quanto no comportamento, entenda como quiser) e perderam a graça. Aliás, eu acho muito difícil que eu, algum dia da minha vida, deixe de gostar disso.

Os Tokusatsu já tem uma fórmula própria pra criar suas histórias, aliás, todo filme de Herói tem sua receita de bolo (muitas vezes baseada na Jornada do Herói) e há quem ache que os filmes do Universo Marvel tem muita coisa a ensinar, pois essa coisa de Universo Estendido e Compartilhado é algo que os japas deveriam praticar... e SIM, você está coberto da mais purulenta Razão e é aí que Girls in Trouble aparece.

Talvez seja a única vez na sua vida em que você tenha razão, então aproveite. Aliás, talves eu acabe te dando um ou outro Spoiler, então se você não viu Girls in Trouble (Treta das Tias, em questionável tradução deste que vos fala), cuidado na Leitura .

O Hipe de Girls in Trouble


Até quem não acompanha o Mundo dos Tokusatsu viu o tamanho do BOOM que foi o anúncio de Girls in Trouble (e do Especial de Uchuu Keiji Gavan vs. Tokusou Sentai Dekaranger). A proposta da película, ao que parece , é mais do mesmo: Heróis coloridos enfrentando monstros borachudos que soltam faiscas ao toque de armas de brinquedo entre um e outro efeito especial de procedência questionável.

Só que não! Girls in Trouble - Episode 0 já mostra seu diferencial logo no título.

Tokusatsu Girls in Trouble Episode 0 Poster
O "Episode 0" significa que trata-se de um Prólogo, um Episódio de abertura para Uchuu Keiji Gavan VS Tokusou Sentai Dekaranger, mas não apenas isso, mas toda a construção do Filme traz algo completamente novo... pelo menos eu não lembro de nada assim nos demais filmes desse gêner, então, vamos lá.

Casa das 7 Mulheres


Excetuando produções voltadas ao público feminino, o Papel da Mulherada em produções Orientais ou Ocidentais se resume em Ajudantes ou algo parecido. Aqui, temos um grupo de Mulheres Poderosas, independentes e Lindas.

A Mayu Kawamoto ta muito linda até quando vira capeta.

A Participação das Mulheres na trama é algo incrivelmente bem construído. Não se trata de público alvo. A necessidade de um grupo apenas de Mulheres é justificado na trama, o que exige um treinamento (e SIM, elas sofrem pra porra) visando atender uma demanda de forma sensata e dentro de um Contexto muito atual.

Afinal, Mulheres podem ser tão (ou mais) competentes do que os Homens?!

Sim, elas liquidam a fatura com maestria. Falando nisso...

As lutas, a trama, as pernas de fora...


A Trama da história é bem densa e brinca com clichês. A gente acaba inclinado a achar que o Vilão é  aquele Papagaio (por causa da luminosidade sombria e do som que ele faz que parece uma risada, mas é um "cacoete" de nervosismo, pois ele acompanha o treinamento das Garotas e elas não avançam). O clima tenso de resgate em um labirinto para encontrar a Herbaira e a aparição da Benikiba "made in Naruto" deixam qualquer fã na espectativa.



Na hora da treta, a trama mostra que nem todos os Super Heróis precisam de sua Transformação pra vencer um desafio, a ideia de que Trabalho em Equipe resolve. Claro, essa equipe precisa de treinamento e inteligência, num belo trampo de Detetive mesmo. As garotas não apenas trocam tapas com os monstrengos malvados, mas usam a cachola pra resolver os problemas.

Falando nisso, as lutas são muito boas (reza a lenda que Koichi Sakamoto é sinônimo de coreografias de qualidade). Quando a chibata come de esmola, as Meninas quebram tudo em ótimas coreografias, nada de muito enfeitado (duplo twist carpado com firula mais ou menos).

Quando é pra bater, Elas batem com força e os Vilões entortam com a pancada.

Girls in Trouble atende bem a nova proposta de remodelar os Tokusatsu dentro dessa tendência de Universo Compartilhado. Personagens de franquias diferentes (integrantes do Shaider, as meninas do Dekarangers, além do grupo de apoio) reunidas em uma trama pouco convencional em Tokusatsu, com sangue e um tantinho assim de erotismo... ou vai dizer que não notou os closes nas pernas e outras cositas mas?!

Não que eu esteja reclamando, não, longe disso. 

Conclusão sobre Girls in Trouble

Girls in Trouble é um incrível prólogo de um incrível Filmão da Porra! As lutas são boas, a trama prende o espectador, as fantasias não tomam tanto do Filme (o que deixa a coisa toda muito mais sóbria e dificilmente será levada como "programa de criança") e expõe as Mulheres de forma bem diferente do convencional, como Personagens com poder de decisão na História.

Aliás, já tivemos algumas alterações nas Leituras de produções Japas como o lançamento do Filme do Stinger (Kyurangers), a primeira vez que um personagem (que não é o Lider) tem um filme. Girls in Trouble mostra uma nova forma de apresentar Tokusatsu e que promete ser uma Regra daqui pra frente. Recomendado pelo Bazuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário