Clique e veja!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Adventure e o primeiro Easter Egg nos games


Atari 2600 Adventure Created by Warren Robinett box
Lá estava eu, peludo e rabugento, lendo Ready Player 1, que recentemente virou filme e tentando me inteirar sobre o assunto (na verdade eu tenho esse livro faz tempo, mas sempre me esquecia dele). Sempre fui apaixonado por games e não posso negar que a leitura bateu forte em muitos momentos na minha vida de Gamer.

Então, pra aproveitar o embalo, resolvi postar sobre o primeiro easter egg dos video games que é citado nos primeiros parágrafos do livro que é a motivação pra toda a trama do filme.

Atari 2600 Adventure room Created by Warren Robinett easter egg
Jogo Adventure, do Atari 2600

O easter egg "Created by Warren Robinett"

Created by Warren Robinett programou games para o Atari e, em 1979, criou Adventure, um tipo de dungeon que fez sucesso na época. A ideia é basicamente a mesma de jogos de RPG atuais: Entrar em ambientes, interagir com itens que te levam pra outros ambientes, destruir inimigos...

O caso é que Robinett ficou tão feliz com sua criação, mas tão feliz, que ele queria que a Atari creditasse seu nome no jogo e isso não era uma prática empresarial na época. Frustrado, Robinett resolveu agir.

Atari 2600 Adventure room Created by Warren Robinett easter egg
Sala onde você encontra a frase "Created by Warren Robinet"
Sem informar pra empresa, Robinett inseriu uma sala a mais, que guardava algo muito especial: O seu próprio nome. Claro, não é algo fácil de encontrar, um único pixel da mesma cor de fundo era a passagem secreta para a sala com seu nome

Na verdade, a coisa ficou tão bem escondida que ficou assim por muitos anos até que alguém (reza a lenda que um adolescente) descobrisse a sala escondida e a informação "Created by Warren Robinett".



Dizem que a Atari ficou sabendo por meio de correspondência, anos depois, sobre o caso. O fato é que muitos dos jogos dessa plataforma eram feitos por apenas uma pessoa e pior, seu trabalho não era devidamente creditado. Warren Robinett colocou isso para ter seu trabalho reconhecido pelas empresas de games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário