Clique e veja!

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Coringa | Diretor comenta possibilidade de filme causar surtos de violência


Fonte original: Omelete
------------------------------------------------------------

Eleito o melhor filme no Festival de Veneza, Coringa se tornou centro de discussão após alguns críticos afirmarem que o longa poderia influenciar espectadores a cometerem atos violentos como válvula de escape para seus problemas psicológicos, assim como o protagonista Arthur Fleck/Coringa (Joaquin Phoenix). Perguntado sobre a polêmica pelo IGN, Todd Phillips afirmou que o filme traz argumentos sobre “amor, trauma e falta de compaixão” e que o público é capaz de entender a mensagem do longa.
O diretor ainda afirmou que leu vários difusores da teoria de que o filme seria perigoso afirmando que não viram o filme – que estreia somente em 3 de outubro – e pediu para que as pessoas dessem uma chance a Coringa antes de acreditarem nos críticos.
Já o astro Joaquin Phoenix, que abandonou outra entrevista quando perguntado sobre o mesmo assunto, afirmou que as pessoas envolvidas no filme estão “cientes dos problemas” de violência e que por isso mesmo tocaram nesse tema, ao invés de “ficar com medo de falar” sobre ele.

O ator ainda afirmou que ensinar o que é certo ou errado não é responsabilidade de um cineasta e que se alguém quer causar mal a outras pessoas, “encontrará combustível para isso em qualquer lugar”, dizendo ainda que as pessoas não deveriam se censurar por conta de uma chance pequena de alguém usar seu trabalho como motivação para prejudicar outras pessoas.

Antes mesmo de estrear nos cinemas, Coringa recebeu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza. Segundo a sinopse oficial, o filme segue a história de Arthur Fleck, um homem lutando para se integrar à sociedade despedaçada de Gotham. Trabalhando como palhaço durante o dia, ele tenta a sorte como comediante de stand-up à noite... mas descobre que a piada é sempre ele mesmo. Preso em uma existência cíclica, oscilando entre a realidade e a loucura, Arthur toma uma decisão equivocada que causa uma reação em cadeia, com consequências cada vez mais graves e letais, nesta exploração ousada do personagem.

Além de Phoenix, o elenco também traz Robert De NiroZazie BeetzFrances Conroy Marc Maron.  A estreia de Coringa no Brasil acontece em 3 de outubro.

Um comentário:

  1. Inomináveis Saudações, Café Com Pipoca!

    Tentarão, ao máximo, flopar o filme. Parece até mesmo algo arquitetado para fazer com que o mesmo passe a ser visto pelo grande público como algo extremamente negativo.

    ResponderExcluir